Em entrevista exclusiva concedida ao blog de Alberto Marques, Wagner Montes explica a sua participação na vida política de Duque de Caxias e as razões do seu apoio ao Tenente Melquisedec Nascimento, candidato a vereador pelo PDT, que com o apoio de Zito, trouxe mais viaturas novas da PM para Duque de Caxias, como se pode ver no ofício abaixo, assinado em conjunto por Melqui, Zito e Andreia.
1 – Qual a razão da sua ligação afetiva com Duque de Caxias, a ponto de lançar um candidato a vereador pelo PDT?
WAGNER MONTES - Parada Angélica, onde viveu até
morrer o meu avô, muito conhecido na região, como Major Florício. Meu avô era da Polícia Militar e foi enterrado no cemitério da Taquara. Era na cachoeira da Taquara e no ex-clube PIC NIC, que ficava próximo de onde existia o Morro do Sabão em Santa Cruz da Serra, que eu curti, muitas vezes, meu tempo de criança pobre, mas feliz.
2 – Até que ponto um vereador pode influenciar na formulação de um Programa de Segurança Municipal, tendo em vista que o aparelho de segurança estatal está nas mãos do Governo do Estado?
WM - Um vereador com a experiência em segurança pública do tenente Melqui Nascimento poderá ser muito útil na fiscalização e formação da Guarda Municipal, bem como na área da Educação, pois não se combate a violência só com Policiais. Melqui é bem articulado, honesto e capaz para fiscalizar os atos do Executivo, além de cobrar coisas importantes como o ensino em tempo integral. Com isso, manteremos nossas crianças mais afastadas dos braços da marginalidade.
3 – Por que os políticos fogem do debate sobre Saneamento Básico (abastecimento de água, rede de esgotos tratados, coleta eficiente de lixo, dragagem de rios e canais, proteção ao Meio Ambiente) se tais fatores são fundamentais para a melhoria das condições de vida da população?
WM - Não são todos que fogem. Temos no meio político vários parlamentares que debatem estas questões fundamentais. Não há cidadania sem respeito ao Meio Ambiente.
4 – Pela sua ligação com Duque de Caxias, qual o problema mais grave que o Município hoje enfrenta, mesmo sendo um dos municípios mais ricos do Estado, com previsão de receita para este ano superior a R$ 1,2 bilhão?
WM - Não só Caxias, mas todo o Estado do Rio precisa de muito mais escolas, hospitais, postos de saúde, creches e segurança. Precisamos urgentemente traçar planos habitacionais sérios, principalmente para evitarmos o crescimento desordenado de comunidades carentes que, depois de instalados, seus moradores passam a ser vítimas de preconceito, milícias e da bandidagem em geral. Temos que proteger os menos favorecidos e dar-lhes o direito à moradia.