Entrevista com o Deputado Estadual Zito, candidato à prefeitura do Município de Duque de Caxias e líder disparado em todas as pesquisas de intenções de voto,concedida ao Blog Militar Legal.
1 - Como o Sr. tem visto a atual administração da cidade de Duque de Caxias, o que melhorou e o que piorou?
Resposta – A cidade não acompanhou o processo de crescimento que implementamos em Duque de Caxias (1997 a 2004). A desordem urbana impera. Carros ficam estacionados nos dois sentidos das vias, prejudicando a passagem dos moradores que precisam se arriscar pelas ruas. Praças e logradouros estão sujos e nossa educação é um das mais fracas de todo o Estado do Rio. Foi a 80ª colocada, entre 92 municípios analisados, conforme pesquisa do Ministério da Educação, que avaliou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). É uma lastima. Não vejo grandes avanços, só muitas promessas que não foram cumpridas.
2 - A última pesquisa eleitoral aponta o senhor com 69,3% de intenções de voto, índice para vitória no primeiro turno. O senhor já se considera prefeito de Duque de Caxias outra vez?Resposta – A pesquisa é um importante instrumento de avaliação, pois reflete a opinião da população. E ela está descontente com o atual prefeito e reconhece o que fizemos pela cidade, por isso deseja a volta de Zito. A vitória é uma conquista diária e não há espaço para outro sentimento. Os índices favoráveis aumentam ainda mais nossa responsabilidade nesse pleito.
3 - O Fato do atual prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, que já foi vice do senhor, aparecer atrás nas pesquisas seria uma reprovação do trabalho dele se comparado ao seu no período em que foi prefeito?
Resposta - Ele teve a oportunidade de presenciar como administramos Duque de Caxias. Houve o resgate da cidadania dos moradores, da auto-estima, bem como a atração de grandes investimentos. Percebe-se que ele não aprendeu como deveria, por isso está sendo reprovado pela população.
4 - No ranking dos municípios com maior PIB do país, Caxias caiu de 10º para 15º. Quais medidas o senhor pretende tomar para retornar a por Caxias entre os dez maiores municípios do Brasil?
Resposta – O investidor só vai aplicar dinheiro se ele tiver a certeza do empreendimento. Sendo assim, ofereceremos todas as garantias para que Duque de Caxias seja uma cidade bem mais atrativa, sem entraves burocráticos, além da criação de novas áreas de investimentos. Nossa meta é transformar Caxias num porto seguro para grandes, médios e pequenos empresários, com regras definidas e claras, que possam geram emprego e recursos para o município.
5 - O orçamento para as obras do PAC em Duque de Caxias prevê investimentos de R$ 315 milhões, a metade do que será aplicado nas obras do Complexo do Alemão. A cidade de Caxias teria sido desfavorecida?
Resposta – O problema não é o valor que o governo federal liberou para Duque de Caxias. A meu ver, o erro é priorizar quase que a sua totalidade no primeiro distrito e não ouvir os anseios da população. Por que não distribuir essa verba para os demais distritos? Desta maneira, você beneficiaria um número maior de pessoas e não apenas quem mora no Centro.
6 - Como o Sr. viu a recente visita do Presidente Lula a Duque de Caxias, principalmente a ausência de populares no lançamento do PAC?
Resposta – O PAC está sendo usado para alavancar a candidatura de muitos prefeitos, mas o povo, que é o grande beneficiado, ficou mais uma vez de fora da discussão dos investimentos e ,por fim, da festa. Não dá para entender.
7 - Após ser eleito, como ficará sua relação com o Governo do Estado e com o Governo Federal, já que o seu partido é da oposição?
Resposta – Temos consciência da nossa responsabilidade, propósitos de governo bem definidos e pés no chão. A relação que teremos com o Estado e com a União é de buscar, sempre, o melhor para Duque de Caxias. Até o dia da eleição existirá a questão partidária, depois temos que pensar no povo.